quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS

Os vírus causam muitas doenças, que podem espalhar-se pelo mundo.


Para melhorar compreensão, não deixe de assistir: http://www.youtube.com/watch?v=K_IOwz8GasE


Dentre as mais diversas doenças causadas por vírus, destacam-se algumas, como a gripe, resfriado, poliomielite, dengue, febre amarela e raiva.                                                                                

GRIPE  E RESFRIADO
 A gripe e o resfriado causam alguns sintomas em comum, como a coriza, a obstrução nasal, a tosse e espirros, mas somente a gripe causa febre. Apesar de serem vírus diferentes, ambos são transmitidos por gotículas eliminadas pelas vias respiratórias. A vacina da gripe dura um ano, e para o resfriado não há vacina, pois há mais de duzentos tipos de agentes que o provocam. Ao longo da vida acumula-se imunidade contra os diferentes tipos de vírus de resfriado, por isso a criança pega resfriado mais frequentemente que um adulto.
Prevenção: lavar as mãos com água e sabão.


POLIOMIELITE
 Na maioria das pessoas, a poliomielite causa apenas febre e mal-estar. Em algumas, pode atacar o sistema nervoso e provocar paralisia. O vírus penetra pela água ou alimentos contaminados ou por contato com a saliva ou fezes de um doente. É indspensável que as crianças tomem vacina na época recomendada pelo médico para evitar a virose.                    






DENGUE
O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A doença pode se apresentar de duas formas: clássica e hemorrágica. Na dengue clássica, a pessoa apresenta febre alta de quatro a sete dias, dores musculares, articulares, na cabeça e nos olhos, inflamação na garganta e sangramento na boca e no nariz; podem surgir, ainda, manchas avermelhadas na pele, semelhantes às do sarampo. Cerca de uma semana depois, essas manifestações começam a desaparecer. É importante beber bastante líquido. Quem já teve dengue, ou quem é portador de doença crônica, como diabetes ou lúpus, pode contrair dengue hemorrágica, provocada por outro tipo de vírus. Essa forma começa da mesma maneira, mas quando termina a fase febril, os sintomas se agravam, com queda da pressão arterial, hemorragias da pele, intestino e gengivas, e aumento no tamanho do fígado. A prevenção é feita, principalmente, pelo combate ao mosquito; para isso, é necessário que se mantenham reservatórios com água sempre
                                                               cobertos.





FEBRE AMARELA
O vírus é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti e do mosquito do gênero Haemagogus. O doente apresenta febre, vômito, dor no estômago e lesões no fígado, o que torna a pele amarelada (icterícia). A prevenção é feita pelo combate ao mosquito e vacinação.






RAIVA
É uma doença fatal que ataca o sistema nervoso. A contração dos músculos responsáveis pela deglutição torna o ato de comer e beber muito doloroso- daí a hidrofobia, típica da doença. O vírus é transmitido pela mordida de animais domésticos, principalemente do cão e do gato; por isso, é obrigatória a vacinação desses animais todos os anos e o recolhimento daqueles soltos na rua. Também pode ser transmitido por ratos e morcegos hematófagos. A prevenção é feita com a vacina antirrábca.


(AI! QUE LINDO NÉ?)





CADERNO- VÍRUS