O reino protista reunia, inicialmente, os seres unicelulares eucariontes, como os protozoários e as algas unicelulares. Depois passou a abrigar todas as algas, tanto unicelulares quanto pluricelulares. Esses seres habitam os mais variados tipos de ambientes, com vida livre ou em diversos tipos de associação com outros seres vivos, como parasitismo (retiram alimento e causam prejuízo ao hospedeiro, o comensalismo (retiram alimento mas não causam prejuízo a outro ser) e mutualismo (os dois seres são beneficiados).
Cisto: quando as condições do meio se tornam desfavoráveis, o animal diminui de volume, perde organelas e forma uma casca resistente. Em condições favoráveis, o animal dissolve o cisto, a custo de enzimas, e passa à forma ativa.
PODEM SER CLASSIFICADOS QUANTO À FORMA DE LOCOMOÇÃO:
PROTOZOÁRIOS COM PSEUDÓPODES
A ameba é um exemplo desse grupo de protozoários.
Pseudópodes: expansões citoplasmáticas as quais pode aproximar-se do alimento, englobá-lo por fagocitose e digeri-lo em vacúolos com enzimas dos lisossomos.
A eliminação de produto tóxicos ou inúteis ao organismo ocorre por difusão. Alguns desse protozoários possuem um vacúolo contrátil que elimina o excesso de água da célula.
REPRODUÇÃO
Forma mais comum de reprodução: assexuada, normalmente por divisão binária, mas em outros casos ocorre por divisão múltipla.
PROTOZOÁRIOS COM CÍLIOS
São chamados protozoários ciliados, devido a presença de cílios.
Sulco oral: ponto fixo para ingerir alimento.
Citóstoma: boca
Citoprocto: ânus
A maioria possui 2 núcleos (macronúcleo, responsável pelo controle do metabolismo; micronúcleo, envolvido na reprodução por conjugação)
Reprodução: por conjugação, e assexuada(por divisão binária)
PROTOZOÁRIOS COM FLAGELOS
Os flagelos ajudam na locomoção e captura de alimento.
Reproduzem-se por divisão binária.
PROTOZOÁRIOS SEM ORGANELAS DE LOCOMOÇÃO
São parasitas intracelulares.
Complexo apical: conjunto de organelas filamentosas presente em uma das extremidades do protozoário.
Por causa dessa estrutura, foram denominados esporozoários.
Reprodução assexuada (por divisão múltipla ou esquizogonia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário